A Hipnose Clínica é uma técnica para uso terapêutico, utilizada na área da saúde, seu valor histórico de utilização é amplamente reconhecido pela Comunidade Científica Nacional e Internacional. O Conselho Federal de Psicologia reconhece o uso através da Resolução CFP nº 013/00 de 20/12/2000, além dos Conselhos de Medicina, Odontologia e Fisioterapia. O CFP regulamenta o uso desta maravilhosa ferramenta psicoterapêutica, de acesso ao conteúdo inconsciente, para psicólogos que estejam habilitados para tal função.
Hipnoterapia: É o nome dado a técnica de tratamento que utiliza a hipnose. O psicólogo que utiliza a hipnose como técnica em consultório, também é conhecido como hipnoterapeuta.
Dentro da hipnose existem diferentes tipos de técnicas para tratamento, desta forma cada hipnoterapeuta pode utilizar as que se encaixarem melhor com o ponto a ser trabalhado.
A Hipnose é indicada para:
- obesidade
- tabagismo
- adição
- alcoolismo
- transtornos
- ansiedade
- insônia
- problemas de relacionamento familiar
- problemas de relacionamentos com filhos
- problemas relacionados a adoção
- nas questões relacionadas à saúde física e psíquica, tais como: efeitos do câncer, pressão alta, diabetes, doenças cardíacas, impotência sexual, enxaqueca, dores variadas, pós-operatório, sequelas de AVC, infertilidade;
- traumas físico, psicológico;
A Hipnose também é utilizada para aspectos de desenvolvimento de potencial humano:
- memorização (provas, concursos, nomes, números)
- melhorar relacionamentos interpessoais (empatia, assertividade)
- melhorar autoestima
- aumentar a conexão consigo mesmo
- mudanças de estado emocional
- melhorar desempenho profissional
Hipnose e insônia
O sono é considerado como fundamental para nossa saúde, sendo que cada pessoa precisa deste para a recuperação das funções vitais do organismo como um todo, num período que varia de 6 a 9 horas por dia de sono. Quando a pessoa não consegue dormir, sintomas como irritação, falta de concentração, dificuldade de raciocínio, podem estar presentes em maior ou menor grau, causando comprometimento das funções normais do organismo.
Quando existem preocupações em excesso ou problemas na vida do indivíduo, este passa a ter dificuldade de relaxar, desligar destas questões, este fator acaba prejudicando seu período de descanso, sobrecarregando a mente que não relaxa. A Hipnose pode auxiliar na busca dos motivos que levam a perda de sono e das dificuldades de gerenciamento dos compromissos e atividades que preocupam a pessoa.
O sono é fundamental para reconstituição das funções do organismo, quando este período de descanso, de recarga não ocorre de forma saudável, compromete a vida da pessoa de uma forma global. Alguns medicamentos podem afetam esta arquitetura e diminuir a qualidade do sono. Outra fonte de insônia pode ser problemas e preocupações em excesso. Existem técnicas que podem ajudar a entender as causas de tal perturbação e devolver a qualidade deste período tão fundamental para o organismo e para a mente.
A Auto-hipnose
É uma habilidade que pode ser aprendida, sendo extremamente útil para a promoção de saúde e do bem-estar. Os pacientes com o tempo, se habituam com o processo conduzido pelo terapeuta e recebendo treinamento, podem praticar em casa. Ela pode ser utilizada para relaxar mais facilmente, dormir melhor, diminuir ansiedade, melhorar autoestima, que são objetivos facilmente conquistados. Também é indicada para dar seguimento a tratamentos realizados no consultório, como parar de fumar, perder peso, TOC, fobias. O paciente pode receber áudios para serem ouvidos em casa, como coadjuvantes de tratamentos presenciais.
Hipnose e desenvolvimento pessoal
É possível melhorar características pessoais, incorporar outras, melhorar autoconfiança, liderança, vencer medos, eliminar comportamentos indesejáveis, melhorar nas relações interpessoais ou qualquer outra superação. As mudanças podem ser direcionadas para vida pessoal, profissional ou social, fortalecendo e potencializando aspectos positivos.
Hipnose criminalística e forense
A hipnose tem sido aplicada para auxiliar investigações criminais e também na prática forense com ótimos resultados. Tal prática é possível pois é utilizada a regressão de memória até determinado fato ocorrido, objeto da investigação, ampliando a percepção e recordação de testemunhas, de fatos relevantes para investigação, por exemplo.
No Brasil, o Instituto de Criminalística do Paraná foi o pioneiro neste tipo de prática, utilizando a hipnose como coadjuvante no trabalho de investigação criminal e retrato falado hipnoassistido. Com a obtenção de ótimos resultados deste tipo de trabalho, foi criado o Laboratório de Hipnose Forense, do médico e psicólogo Dr. Rui Sampaio, considerado o único do país.
Informações sobre o tratamento com Hipnose:
Duração da consulta: 2 horas (em media) uma vez na semana.
Duração do tratamento: de 8 a 12 sessões em media, para cada de objetivo (alguns com uma sessão já são solucionados). Geralmente é tratado um a um.
Local: Consultório.
Na primeira consulta é feita a anamnese, que é uma entrevista geral e neste momento são esclarecidas todas as dúvidas relacionadas ao tratamento com hipnose.
A hipnose começa a partir da segunda sessão, porém na primeira já é possível conhecer a técnica de tratamento com os testes de suscetibilidade.
O paciente entra num estado mais profundo de consciência, dentro dessa condição mental e conforme as características de percepção de cada um, visões podem vir a mente, sensações, emoções e impressões gerais sobre sua vida em fases passadas (vida adulta, adolescência, infância, gestação). A partir da identificação destes registros inicia o tratamento conforme o objetivo que foi eleito do início do tratamento.
Depois de trabalhada a questão que objetivou o pedido de ajuda, o paciente vai retornando para o momento presente e retomando sua consciência para retomar suas atividades do dia.
Os efeitos do tratamento vão sendo mapeados e alinhados para o próximo encontro e se os sintomas persistirem é dado seguimento a novas sessões. Cada pessoa responde de forma diferente, portanto os resultados dependem de vários fatores. O tratamento termina quando o objetivo do tratamento for contemplado ou quando houver desistência do tratamento.
Os resultados acontecem já na primeira sessão, onde é possível perceber alívio, sentimento de paz e tranquilidade. É um tratamento profundo com efeitos duradouros e cumulativos, a transformação vai acontecendo de dentro para fora ao longo do tempo, mesmo depois de encerrado o tratamento.